Essa semana no futuro dos carros: fênix ascendendo!

Estamos à beira da aniquilação nuclear? Possivelmente! Os fabricantes de automóveis e os pesquisadores estão preparando-se para o futuro dos carros? Eles certamente estão! Para uma longa semana de verão, acompanhamos diversas negociação entre fabricantes de automóveis tradicionais, empresas de tecnologia, startups, fornecedores e pesquisadores. Leia a matéria na íntegra no site do Wired.

Carros autônomos estão confundindo motoristas e assustando seguradoras

A grande promessa dos carros autônomos, além de salvá-lo da tirania dos deslocamentos, é a capacidade de salvar vidas substituindo motoristas burros por computadores inteligentes. Mas esses carros, pelo menos no curto prazo, podem tornar o ato de dirigir mais arriscado porque as pessoas ainda não compreendem a tecnologia ou como ela funciona. Leia a…

Sem freio! Você vai conduzir carros elétricos com um pedal

Com a chegada do Tesla modelo 3, carros elétricos estão prestes a integrar o mercado automobilístico de massa.  Para pessoas que dirigem EVs representa uma série de mudanças: carregar o carro a noite ao invés de ir ao posto de gasolina, observar omedidor de bateria ao invés do indicador de combustível, e, o mais importante,…

O carro voador da DeLorean não precisará de estradas

“Estradas? Onde estamos indo, não precisaremos de estradas”, disse Doc Brown ante de descer seu óculos refletivo e lançar seu DeLorean movido à energia nuclear ao ar. Se você acha que já ouviu essa frase muitas vezes, experimente ser Paulo DeLorean. Ele não é apenas o sobrinho de John DeLorean, fundador da montadora conhecida por…

Apartamento pequeno? Experimente mobiliários robóticos que se transformam

Uma verdade universal conhecida por todas sobre morar em Nova Iorque é que há muito pouco espaço para se viver. Um apartamento em Manhattan é equivalente ao espaço de um closet em Des Moines. Essa escassez de metragem quadrada tem com consequência alguns fenômenos: aluguéis de “esvaziar o bolso” e alguns – chamemos assim –…

Os cheiros, sons e gostos da “cidade do futuro”

No futuro, as cidades serão maiores, mais densas, e possivelmente caminharão sobre enormes pernas mecânicas. Mas elas poderão inclusive ser “banhadas” em inesperados aromas como das flores tropicais e sabores artificiais devido às mudanças climáticas, e tão sobrecarregadas de luz artificial que brilharam como um “shopping espacial”. Leia a matéria na íntegra no site do CityLab!…

Este caminhão de auto-condução é projetado para sofrer acidentes

A grande promessa dos carros autônomos é a de salvar vidas ao prevenir acidentes de trânsito. Computadores não pegam no sono, ficam embriagados ou se distraem com um tweet. A tecnologia “Rebocar” pode salvar dezenas, até centenas de milhares de vidas todos os anos. Tais carros ainda estão longe de ser realidade, mas já pode-se…

A complexa relação entre inovação e segregação econômica

Há não muito tempo, as cidades estavam se “curvando” para atrair empresas de alta tecnologia que eram vistas como fonte de empregos bem remunerados e de qualidade. As cidades passaram a desenvolver programas com objetivo de se tornarem o “próximo Vale do Silício”. Leia a matéria na íntegra no site do CityLab!

Pesquisadores encontram uma maneira maliciosa de confundir sistema dos carros autônomos

Enquanto as montadoras se concentram em defender os sistemas dos seus automóveis contra hackers, pode haver outras maneiras para os maliciosos atrapalharem o desempenho dos carros autônomos. Pesquisadores de segurança na Universidade de Washington mostraram que é possível fazer com que os sistemas de visão computadorizados percam a capacidade de reconhecer sinais de trânsito usando…

A verdadeira revolução do automóvel já está acontecendo – dentro do carro!

O carro faz parte de boa parte da vida norte-americana, intrinsecamente conectado ao trabalho, lazer, negócios e vida pessoal da população. E é também uma marca contemporânea, que reage aos nossos hábitos culturais – pense nos carros personalizados da era Vietnamita ou dos carros econômicos que surgiram em respostas à esse momento? Não há nada…

Nem pisque: até os ônibus estão tornando-se autônomos

Reno, Nevada, pode não parecer o local que desenvolve o primeiro ônibus autônomo dos Estados Unidos da América, mas Richard Kelley pensa que a cidade apresenta todos os desafios necessários. As construções da cidade são mais altas que as do Vale do Silício, o que provém um importante testes visual para os algoritmos. O tempo…